Fecap Open 2018


Date
May 20, 2018
City
São Paulo, SP, Brazil
Venue

FECAP

Address
Av. da Liberdade, 532
Details

Próximo à estação Liberdade do Metrô

Website
Fecap Open 2018 website
Organizer
Fabio Seiji Massui
WCA Delegate
Ronan Felipe Jorge
Contact

Fábio Seiji Massui

Information

A inscrição é gratuita e aberta a qualquer pessoa de qualquer nacionalidade.
As inscrições para todas as modalidades poderão ser feitas até o dia 14 de Maio de 2018.
No dia do campeonato, as inscrições estarão abertas para todas as modalidades.
Mais informações na aba Inscrições.

Events
Registration period

From to .

Registration requirements

A inscrição é gratuita e você pode se inscrever para todas as modalidades até o dia 14 de Maio de 2018.
No dia do campeonato, as inscrições estarão abertas para todas as modalidades.
Mais informações na aba Inscrições.

Registration is free and you can register for all events until May 14, 2018.
On the day of the competition, the registrations will be open for all events.
More information at Registration tab.

Image description

A inscrição é gratuita e aberta a qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade. É imprescindível ter lido as regras da WCA. A entrada para o público é livre.
Clique aqui para se inscrever.

Se você nunca participou de uma competição consulte a aba Meu primeiro campeonato.
Se tiver dificuldades em se inscrever, veja como fazer nesse vídeo:

Você só precisa saber resolver o cubo para se inscrever, não importa em quanto tempo. Se desejar fazer alguma alteração nos eventos em que vai participar, basta se logar no site de inscrições e ir em "editar inscrição".

As inscrições serão encerradas no dia 14/05/2018 às 23:59h. Inscrições no dia do campeonato estarão abertas para todas as modalidades.

Visando ao bom andamento da competição, ao se inscrever em uma categoria, você se compromete também a ajudar como juiz ou embaralhador nessa categoria (conforme previsto nas regras da WCA). Dessa forma, a competição se torna auto-sustentável, e as atividades são divididas entre todos os participantes, não ficando pesado para apenas alguns. Foram feitos pelo menos dois grupos em cada modalidade. Em um dos grupos você compete e no outro ajuda a embaralhar ou sendo juiz dos competidores.

Se você nunca participou de uma competição antes, veja este tutorial para entender as principais regras. Veja também as recomendações abaixo.

Tutorial de competição

Então você finalmente achou uma competição que poderá participar. E agora? Embora todas as competições sejam diferentes, esse é um guia para te ajudar a aproveitar sua competição ao máximo.

1. Esteja familiarizado com o Regulamento da WCA
A World Cube Association (WCA) é o órgão oficial do Cubo Mágico como esporte. O Regulamento da WCA contém as regras que são seguidas pelos competidores durante as competições em todo o mundo. Não é necessário conhecer a fundo todas as regras, mas ler sobre elas é bem útil.

2. Inscrições
Na maioria das competições, você pode se inscrever pela internet. Inscrevendo-se com antecedência, você ajuda o organizador a saber quantas pessoas esperar no evento, e poder preparar o material com antecedência. Inscreva-se somente quando tiver certeza que irá para a competição, mas não deixe para o último minuto. Se quiser alterar sua inscrição, basta entrar em contato com o organizador.

3. Pratique
Você já resolveu o cubo na frente de muita gente? Muitos competidores ficam nervosos ao resolver na competição. Tente praticar na frente de amigos, familiares ou em lugares públicos. Você ainda vai ficar nervoso na competição, mas relaxe e tente conseguir tempos que são bons para você mesmo.

4. Prepare seus quebra-cabeças
Se os adesivos estiverem ruins, talvez seja preciso trocá-los, para que sejam aceitos na competição.

5. Planeje seu dia
Você vai querer passar a maior parte do tempo na competição. Nos intervalos que não estiver competindo, você pode conversar com outros competidores, pegar algumas dicas, ver diferentes quebra-cabeças ou assistir outras pessoas competindo. Já faça planos para o almoço. Procure saber onde almoçar próximo da competição e leve dinheiro suficiente.

6. Confirmando presença na competição
Se você se inscreveu antecipadamente, confirmar é simples, basta apenas dar seu nome ao chegar. Algumas competições possuem taxa de inscrição e, nesses casos, veja no site se deverá pagar antes ou somente no dia, no próprio local.

7. Espere seu nome ser chamado
Todos competirão sempre em grupos. Mesmo se vários competidores forem chamados, e você não, não se preocupe. Sempre será avisado quando o último grupo foi chamado. Se seu nome não for chamado após a última chamada dos competidores, daí procure o organizador.

8. Quando chamado, traga seu quebra-cabeça resolvido
Quando for chamado para competir, leve seu quebra-cabeça resolvido para onde indicarem. Depois se sente na área de espera, onde deve esperar para ser chamado.

9. Quando chamado, vá para a mesa
Uma pessoa irá chamar seu nome, indicando uma mesa para você competir, fique atento.

10. Após a resolução, volte para a área de espera
Em uma rodada, você irá resolver seu quebra-cabeça 5 vezes (3 vezes para algumas modalidades). Depois que você terminar uma solução, retorne para a área de espera e espere ser chamado novamente. Deixe seu quebra-cabeça com o juiz, pois ele será levado para ser embaralhado de novo.
Às vezes estipula-se um tempo de corte (veja o cronograma) para uma rodada. Você tem 2 (ou 1 para algumas modalidades) tentativas para fazer abaixo desse tempo e assim completar as 5 resoluções. Caso contrário, fará apenas 2 (ou 1). Os resultados serão listados no ranking da WCA em todo caso.

11. Após as resoluções, volte para a plateia
Após ter realizado as 5 resoluções, você terminou aquela rodada. Pegue seu quebra-cabeça de volta e vá para a plateia.

12. Divirta-se
Não é nenhum bicho de sete cabeças. Você está lá para se divertir, assim como todos lá estão. Apenas relaxe e aproveite a competição.